domingo, 23 de agosto de 2009
Não tire férias de Deus (término)
4. Demonstram estar semeando vento – quem tenta se esconder de Deus está lançando semente de vento no solo do coração. A Bíblia nos diz claramente que de Deus não se zomba, aquilo que o homem semear, será exatamente aquilo que ele irá colher ( Gl 6:7,8). Quem semeia vento não pode esperar outra coisa na época da colheita a não ser tempestades.
Quem semeia mornidão espiritual nas férias, o que pode esperar colher no restante do ano? O que semeia impureza moral nas férias pode esperar o que na colheita do resto do ano? Aquele que semeia liberalidade comportamental não pode esperar outra coisa a não ser vendaval para o resto do ano.
Um grande exemplo de um jovem que semeou vento nas suas “férias” é aquele filho rebelde, chamado na Bíblia de pródigo (Lc 15:11-32). Achou que conquistaria o universo, mas acabou num chiqueiro, vivendo e desejando comer com os porcos. Esta é a vida a qual você sonha? Isso é o que você espera? Se for, tire férias de Deus. Afirmo-lhe que, em breve, você será o retrato do pródigo da Bíblia.
Na história da Bíblia vemos o povo de Israel tirando férias de Deus repentinamente. Chegou o momento no qual eles precisaram de socorro e recorreram ao Deus de Abraão, Isaque e de Jacó (é! Na hora do aperto, esse Deus é lembrado), mas Ele lhes disse: “eu não vou mais ajudá-los. Agora peçam socorro aos deuses que vocês escolheram. Que eles os ajudem quando vocês estiverem em dificuldades!” (cf. Jz 10:13-14). A sequência do texto nos mostra que o povo se arrependeu e Deus lhes deu misericórdia e perdão.
Vemos ainda a história de Daniel, Ananias, Misael e Azarias – jovens que sabiam que Deus estaria por onde fossem (mesmo que o verão fosse um pouquinho mais quente, ou o safári fosse no meio de leões). Estes foram recompensados por Deus de maneira espetacular, pois eram mais envolvidos com o Deus da religião do que com a religião de Deus; sua teologia era comprometida com toda a verdade de Deus; suas vidas tinham Deus no centro e investiram da maneira correta na semeadura para o futuro.
E você, ainda quer tirar férias de Deus?
Referência:
Rev. Gidiel Câmara Júnior (I.P.”Comunidade da Cruz” – Lagoa Santa/MG)
(Não tire férias de Deus. Revista Mocidade Presbiteriana. Fase 3 – n°19.Janeiro/ Fevereiro/Março 2004.)
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Não tire férias de Deus ( continuação )
Pela graça do nosso bondoso Pai, mais uma semana terminou e podemos continuar com a nossa leitura! Deus abençoe o entendimento e o coração de cada um de nós.
2. Demonstram adotar uma teologia “deformada” – aqueles que imaginam ser possível tirar férias de Deus revelam acreditar numa teologia que não é comprometida com a Verdade. Afinal de contas, estão demonstrando crer que há locais nos quais Deus não pode vê-los, ou não pode estar, ou, ainda, não se importa que seus filhos “montem acampamento” nas cercanias das modernas “Sodomas” e “Gomorras”.
Uma teologia “deformada” permite ao “crente” acreditar que Deus tem poderes limitados, que há uma possibilidade real de se esconder dele. Estes, ou nunca leram, ou não querem se lembrar do que a Bíblia diz: “... Para onde me ausentarei do teu espírito? Para onde fugirei da tua face?” ( Sl. 139:7). Agem como Adão e Eva no Éden que tentaram se esconder de Deus por trás de arbustos e folhas de figueira.
Deus está em todo lugar. Deus é onipresente. Ele sabe onde você irá de “férias”. Para quem está querendo uma “folga” de Deus, esta realidade não é muito agradável, pois quem quer uma “folga” de Deus está querendo aprontar alguma. Mas quem serve, de fato, a Deus, esta verdade é consoladora, animadora, confortadora, tranqüilizadora... (Sl.23,91,123, Hb. 13:5)
3. Demonstram ter a vida “fora do prumo” - quem manifesta o desejo de ir para a praia ou para a montanha, para o campo ou para a cidade, para o exterior ou para o interior e se esquecer de Deus, revela que está com a vida “fora do prumo”. Certamente a balança dos desejos e prazeres ligados estritamente ás emoções e á pele está buzinando a todo vapor no interior do seu coração.
O desafio do crente em Cristo é ter uma vida centrada em Deus. O apóstolo Paulo descreve este desafio como “andar no espírito” (Gl 5.16). Segundo ele, todo crente precisa estar em Cristo para que sua vida esteja equilibrada, esteja, de fato, no prumo (Rm. 6:11 e 8:1; 1Co 1:30 e 15:22; 2Co 5: 17; Ef. 2:6,7).
Não estou afirmando que Deus é contra prazeres, diversões, férias, festas... Apenas repito o que a Bíblia diz: toda diversão e todo prazer e tudo mais que o crente fizer ou participar deve glorificar a Deus (1Co 10:31), afinal, esta é a razão maior razão da vida do servo de Deus. Portanto, se suas festas, férias, diversões, prazeres não glorificam a Deus, sua vida está fora do prumo e somente poderá voltar ao centro quando o Senhor Jesus Cristo for o centro dela. Caso contrário, o cheiro será o de morte.
Referência:
Rev. Gidiel Câmara Júnior (I.P.”Comunidade da Cruz” – Lagoa Santa/MG)
(Não tire férias de Deus. Revista Mocidade Presbiteriana. Fase 3 – n°19.Janeiro/ Fevereiro/Março 2004.)
Termina semana que vem... (se Deus quiser, SEMPRE!)
terça-feira, 11 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Não tire férias de Deus
Tempo de férias é uma maravilha! Sair para passear, tomar banho de piscina, mar, rio...Conhecer novas pessoas e novos lugares, descansar, entrar em contato mais próximo com a natureza... Como é bom sair da rotina! Como é bom esquecer-se do cartão de ponto, das notas dos estudos, do alpiste do canário, das folhas caídas no jardim.... Férias!
Há algum tempo atrás, havia uma propaganda de uma marca de biscoito (ou bolacha, para os paulistas... rs!) em que o “mano” lista uma série de coisas que não poderia se esquecer de levar para a viagem. Dentre essas coisas estava o dito biscoito(rs!).
OK! Você está pode estar pensando:
- “Tirar” férias? Acho que você está atrasado, as minhas férias estão acabando (Ou já acabarão)!
Ou, ainda:
- Brincadeira, né? Eu não “tirei” férias no meio do ano. Aliás, faz tempo que não sei o que é isso...
A intenção desse artigo é de lembrar que “não tiramos férias de Deus”, independente do lugar onde estivermos: na “facul”, no “trampo”, em casa, no shopping, no cinema, nas viagens, nos “churras”, no descanso, no “futebol”... Lembrando da propaganda, definitivamente, você não pode se esquecer: de Deus!
Existem pessoas que imaginam que isso é possível: Tirar férias de Deus! Saem de férias de tudo (até mesmo de Deus)! Como se Deus tirasse férias dos Seus filhos! São pessoas que diferem de Daniel, Hananias, Azarias e Misael ( Ae Miza! Você é tb assim? rsrs) (Dn 1-6), quatro jovens que tinham consciência da presença de Deus em todo lugar, até mesmo na “colônia de férias babilônica”.
Vamos analisar quatro pontos:
1. Demonstrar ser amigo da religião, mas não amigos de Deus –
quem é amigo da religião não se importa em deixá-la por um determinado período na gaveta do armário. As conveniências ditam a regra do jogo. Quando convém, quando é necessário, quando aperta, o arador religioso vem á tona, mas, quando a ”maré” está mansa, há a concordância de que é preciso de uma pequena folga, afinal, ninguém é de “ferro”.
Os amigos da religião nem sempre são amigos do Deus Único. Muitos cumprem á risca os preceitos da religião, mas nem assim conseguem se aproximar de Deus. Os amigos da religião podem concordar que um pouco de amizade com o “mundo” não é tão prejudicial. A Bíblia, entretanto, diz que qualquer tipo de amizade com o “mundo” consiste em inimizade contra Deus (Tg 4.4). Diz que todo aquele que ama o “mundo” o amor do Pai não está nele (1Jo 2.15).
Deus não tem nada contra o fato de seus filhos verdadeiros terem amigos do “mundo”, afinal de contas como é que estas pessoas ouviriam o Evangelho? O evangelista mais eficaz do seu amigo é você mesmo. O que Deus condena é que seus filhos permitam que pessoas que não têm o Espírito Santo determinem o estilo de vida para eles.
(Continua semana que vem...)
Referência:
Rev. Gidiel Câmara Júnior (I.P.”Comunidade da Cruz” – Lagoa Santa/MG)
(Não tire férias de Deus. Revista Mocidade Presbiteriana. Fase 3 – n°19.Janeiro/ Fevereiro/Março 2004.)
domingo, 5 de julho de 2009
Aniversário da Federação
Atualização 01/08/2009
As fotos do Aniversário estão nesse link:
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=10609719126051239091&aid=1249158250
terça-feira, 16 de junho de 2009
segunda-feira, 18 de maio de 2009
quinta-feira, 14 de maio de 2009
MOTIVAÇÕES SAUDÁVEIS.
Amado jovem, penso que devemos nos apegar ainda mais aos ensinamentos do Evangelho da nossa salvação.
A tendência dos jovens presbiterianos, tem sido a "falta" de entendimento quanto aos propósitos de Deus para a sua vida. Muitos exercem liderança nas suas igrejas quer nas UMP's, conjuntos musicais ou em outras áreas.
Fazer o auto-exame quanto ao que nos move ao trabalho como jovem crente nos ajudará a corrigir possíveis distorções da nossa funcionalidade. Vejamos algumas áreas que carecem atenção:
1. Da música:- Todos nós sabemos que a música nas igrejas, especialmente entres os jovens, desenvolve um papel agregador. Todavia, este não é o propósito principal de Deus para a música. O seu propósito principal é a adoração. Assim, promover os conhecidos "louvorzões" a titulo de adorar pode se constituir, em muitos casos, numa ocasião para o extravasar das emoções no qual o foco deixa de ser o nosso Deus.
2. Do trabalho:- Entusiasmo e vigor, próprio do jovem, forma uma combinação indispensável para o trabalho, e não há de se confundir com ativismo. As ações do ativista giram em torno da defesa de uma causa abraçada. As suas motivações são a causa em si. Essa é uma ameaça sempre presente no trabalho que o jovem desempenha na sua igreja. Ou seja, valorar antes o trabalho que a Deus que o ordenou.
Sendo assim, o jovem crente deve desenvolver um olhar mais profundo que vá além da superficialidade aparente das coisas. Deve questionar acerca dos propósitos de Deus para a sua vida. Ter a musica como forma de adoração meio pela qual se promove a comunhão e o evangelismo entre os seus iguais. A vontade de Deus é que o jovem se disponha para ao trabalho em função da sua glória, inclusive trazendo do mundo tantos outros jovens para serem adoradores.
Galera, vamos despertar para a vida com Deus, comprometidos com a verdade revelada vivendo o evangelho segundo os propósitos de Deus e alcançando a juventude do nosso pais como verdadeiros JOVENS ADORADORES DEDICADOS AO EVANGELISMO.
Que a graça e amor de nosso Deus esteja
sobre a vida de cada jovem de nossa Federação.
Grande Abraço.
Igor Melo
Presidente da FUSC
terça-feira, 12 de maio de 2009
Festa do nosso presidente da federação. VALE A PENA CONFERIR
Acampa Fusc
Acampa FUSCS
Nestes três primeiros dias do mês de maio, mais de noventa jovens puderam se encontrar na cidade de Ibiúna, exatamente no Recanto Feliz, para o primeiro Acampa da Federação, que trouxe como tema: “Despertai!”.
O que passamos nestes dias, através das ministrações, do louvor, da comunhão, pode iniciar algo que apenas o Espírito do nosso Deus irá completando à medida que possamos assumir os propósitos que firmamos neste Acampamento. Despertar! Cuidar dos de dentro, buscar os que estão em trevas.
No primeiro dia o Rev. Ronaldo pode trazer de forma bem descontraída a importância de zelarmos a Deus, amarmos e conhecermos pelo que Ele é e reconhecer sua grandeza e onipotência. Saber que Ele nos criou e sempre estará presente. Por isso em tudo precisamos buscar Nele orientação, para que Ele corrija nosso andar a fim de que vivamos pra Ele.
De noite o Rev. Abraão falou sobre o poder da oração, ou melhor, o poder Daquele que tem o poder de responder nossas orações e a necessidade da intercessão, também como reconhecimento do poder de Deus e da nossa total dependência Dele. O compromisso de Deus é com a Sua palavra e não, muitas vezes, com a nossa vontade.
No dia seguinte o Pb. Rui pode apresentar o Projeto JADE (Jovens Adoradores Dedicados ao Evangelismo). A partir disto, também pudemos ver que despertar significa também agir, fazer algo para ganhar pessoas pra Jesus, darmos frutos, não apenas nos envolvermos, mas assumir o compromisso da adoração e da evangelização. Infelizmente estamos permitindo que muitas coisas que não vem de Deus tome espaço na nossa vida. Precisamos conhecer Aquele a quem iremos proclamar.
De noite o Rev. Nelson da igreja de Diadema, de uma forma ‘única’ também pode sacudir as nossas idéias trazendo a importância de que nós devemos procurar Amar mais e não esperar sermos amados por todos, assim como Servir mais e não esperar sermos servidos. Precisamos evitar a contaminação do mundo, levar uma vida de consagração e para isso podemos contar com Aquele que nos ama e nos conhece.
Nesta mesma noite tivemos o nosso Luau em volta de uma fogueira, entre as árvore, perfeito!
No último dia pudemos participar da Mesa do Senhor! O Rev. Alexandre trouxe a história de Jesus e da mulher samaritana para dizer o quão importante é, transmitirmos a luz, a água da vida àqueles que precisam. Precisamos aproveitar mais as oportunidades, não omitir o que sabemos. Somo salvos temos conhecimento e evangelizar vai muito além de divulgar sua igreja, mas é levar almas ao arrependimento e a graça salvadora de Jesus.
Louvado seja o nome do Senhor por essas ministrações. Pudemos crescer em aprendizado e sermos desafiados ao Despertamento verdadeiro que pode impactar pessoas a nossa volta e fazer toda diferença na nossa federação, mocidade e nas nossas vidas.
Mas o Acampamento também trouxe algumas outras “surpresas”. O que dizer das brincadeiras? A brilhante interpretação do Silvio e do seu “banheiro”, todo charme de Dioguinho e do grupo Twister, dos correios elegantes e dos suspiros que Mizael tirou de tantas garotas, das dublagens, encenações, bexigas d’água e o celular do Marrom que se afogou quando ele foi gentilmente atirado na piscina?... Ahahahaha.
Também não podemos esquecer as delícias de nossas queridas cozinheiras: frango à milanesa com creme de milho, strognoff, bolo de chocolate. Hummmm! Excelente trabalho, dedicação e especialmente o carinho, que foi o melhor tempero.
Novas amizades, novas esperanças e recomeços. Muito foi aprendido e desfrutado neste Acampa. Que tudo isso não fique somente na lembrança, mas que possa ser o começo de uma nova busca e caminhada pra honra e glória Daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz.
Grande abraço.
L. R. Correia
Assinar:
Postagens (Atom)